APERFEIÇOAMENTO

Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades oferecidas pela coordenação ao longo do ano ocorreram em modo remoto

Em 2020, diversos cursos da Procap foram ministrados virtualmente. Oferta incluiu capacitação em ferramentas utilizadas por servidores em trabalho remoto. Foto: Pixabay

 

A capacitação permanente do quadro de servidores da Universidade de Brasília é o principal objetivo da Coordenação de Capacitação, a Procap, ligada ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). Em 2020, a unidade capacitou 1.337 servidores. Conhecida por ofertar ampla gama de cursos, a coordenação precisou se reinventar por conta da suspensão das atividades presenciais na instituição em decorrência da pandemia de covid-19.

 

“Quando se instituiu o trabalho remoto, enquanto a parte do ensino a distância estava sendo tocada normalmente, precisou haver uma reprogramação da equipe que trabalha com os cursos presenciais, para atender as demandas dos cursos. Muitos foram suspensos porque dependiam de espaço físico, como laboratório de informática. Porém, outros foram adaptados e oferecidos de maneira virtual”, explica a coordenadora da Procap, Bruna Emily Feitosa.

 

Além de se adaptar ao novo formato para cursos que inicialmente seriam ministrados presencialmente, também foi necessário atender à nova demanda de qualificação em ferramentas específicas para a nova realidade do trabalho remoto que a Universidade atravessou.

 

Para atender a necessidade dos servidores em serem capacitados para o uso do Office 365, foram realizadas 45 turmas de Oficinas Remotas – Office 365 para Atividades Administrativas,Office 365 para DocênciaeInstrutoria via Office 365 pela plataforma Microsoft Teams. Além de uma turma do curso Organizando o Trabalho Remoto e duas turmas do curso Metodologia Científica e Elaboração de Projeto de Pesquisa.

 

Também foram mantidas as turmas de Mestrado Profissional em Educação (com 43 servidores ativos), em Economia (com 30 servidores ativos) e em Gestão Pública (com 23 servidores ativos).

A servidora Jéssica Cardoso já fez mais de oito cursos pela Procap e tornou-se instrutora. Foto: Arquivo pessoal

 

Com menos de um ano de casa, a servidora Jéssica Cardoso já fez oito capacitações pela Procap e acredita que qualificar os servidores é fundamental para a boa prestação de serviços.

 

“Acredito muito na capacitação dos servidores como forma de aprimoramento do trabalho e de uma entrega de qualidade dos serviços ofertados pela instituição", avalia.

 

"Assim que assumi, em abril de 2019, participei de quatro cursos presenciais na Semana de Ambientação (Ciclo de Palestras,Ética na Conduta Profissional,UnB e Você – Comunicação InterpessoaleSistema Eletrônico de Informações (SEI) Módulo SEI-USAR) que foram muito enriquecedores para o início das nossas atividades, tendo em vista a pertinência e ótima abordagem dos expositores”, detalha a profissional.

 

E Jéssica não ficou apenas nos cursos da Semana de Ambientação. “Desde então, por conta própria, eu concluí mais quatro cursos que agregaram muito em relação ao meu objetivo de me manter sempre atualizada nas minhas ações de atendimento à comunidade interna e externa à UnB”, completa a servidora, que também se tornou colaboradora da Procap como instrutora.

 

PARTICIPAÇÃO – As escolhas de quais cursos vão ser oferecidos a cada ano são feitas por meio de questionários preenchidos pela comunidade acadêmica e também por entrevistas com os decanatos. O resultado dos questionários e das entrevistas é ainda submetido ao Sistema de Pessoal Civil (Sipec) do governo federal e são consolidadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UnB. Por isso, é importante que a comunidade se manifeste a respeito dos cursos realizados e das ofertas nas quais tem interesse.

 

Para entrar em contato com a Procap, é possível enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., acessar o perfil da coordenação no Facebook e o site: procap.jxjajc.com.

 

Leia também:

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.